logo camoes transp300

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. promove externamente a língua e cultura portuguesas estabelecendo programas de apoio à criação de departamentos de português ou estruturas equivalentes em universidades estrangeiras e escolas e à contratação local de docentes e promove, coordena e desenvolve a realização de cursos de língua portuguesa e outros conteúdos culturais e coordena a actividade dos leitorados de língua e cultura portuguesas.

 

CÁTEDRAS

O Camões, I.P apoiou a criação e é corresponsável por 37 cátedras em universidades estrangeiras que asseguram a investigação e o ensino em múltiplas áreas disciplinares e multidisciplinares, nomeadamente as de Linguística, Literatura e outras Artes, História e Estudos Pós-coloniais. O principal objetivo destas cátedras é revelarem o estatuto do português enquanto Língua de Ciência. 

Na Colômbia:

catd fp bogota

Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa

Universidad de Los Andes

Ano de Criação: 2011

Responsável: Jerónimo Pizarro

Docente: Cândida Ferreira

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Ciudad Universitaria – Humanidades y Literatura
Calle 18A, n.º 0 – 19 Este (Bloque ÑE)
Bogota, D.C.
Tel: +571 339 4949
Fax: +571 332 4354
Corrreio eletrónico: j.pizarro188@uniandes.edu.co
 
A Cátedra Fernando Pessoa, criada na Universidad de los Andes (Uniandes) em 2011, e inaugurada em 2012, está integrada na Faculdade de Artes e Humanidades. As linhas de investigação iniciais da Cátedra são: Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Literatura Brasileira Contemporânea, Teoria Literária e Crítica Textual. Trata-se de uma Cátedra que pretende apoiar a docência e a investigação, assim como cooperar com as outras Cátedras do Camões, I.P., no mundo e, nomeadamente, na América.

 


 

LEITORADOS

O Camões, I.P. assegura o ensino da língua e cultura portuguesas, ao nível do ensino superior, em 61 países, através da sua rede de leitorados, em cooperação com 207 instituições de ensino superior e organizações internacionais.

 

Na Colômbia:

Protocolo de Cooperação com a Universidade de Los Andes
Docente: Pedro Meneses

Universidad de Los Andes - Humanidades y Literatura
Calle 18A, nº 0 - 19 Este (Bloque ÑE)
Bogota D.C.
Tel: +471 339 4949
Fax: 571 332 4354
Correio eletrónico: pedro10meneses@gmail.com
 
Protocolo de Cooperação com a Universidade Nacional da Colômbia

Docente: (vago) 

Universidad Nacional de Colombia
Carrera 45 N.° 26-85 - Edificio Uriel Gutiérrez
Bogota D.C. - Departamento de Cundinamarca


Mais informações aqui.

  • Partilhe