fado

Pelo terceiro ano consecutivo, Bogotá vai ser palco do Festival de Fado, uma iniciativa que tem trazido a esta cidade colombiana alguns dos mais importantes interpretes de fado da actualidade.

A edição de 2017 abre com o concerto de Fábia Rebordão no dia 8 de junho, seguindo-se o concerto de Pedro Jóia no dia 9, terminando com o concerto de Mariza no dia 10 de junho. À semelhança das edições anteriores, os concertos realizam-se no Teatro Mayor Julio Mario Santo Domingo, um dos mais prestigiados espaços culturais da capital colombiana.

Paralelamente, este ano foi feito um protocolo com a Universidade dos Andes que, pela primeira vez receberá no seu campus a programação “académica, onde se inclui um ciclo de cinema onde serão projectados os filmes “O Fado e o cinema de animação”, uma coletânea de curtas-metragens com curadoria de Fernando Galrito, e o documentário “Mariza e a História do Fado”, de  Simon Broughton. Estão agendadas também uma conferência da Directora do Museu do Fado, Sara Pereira (“Imagens do Fado na Arte Portuguesa – sec. XIX – XXI), e uma masterclass do guitarrista José Manuel Neto.

Finalmente, no Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez, de 8 a 20 de junho, estará patente a exposição “O Fado na Arte Portuguesa”, elevando para três a sedes das iniciativas que o Festival de Fado traz a Bogotá.

Toda os detalhes da programação poderão ser consultados em http://festivalfadobogota.com/.

 

 

  • Partilhe