Tem hoje início na Cinemateca de Bogotá, a 6ª edição Semana de Cine Portugués que conta com o apoio do Camões IP, da Fundação Calouste Gulbenkian do MALBA e é programada e produzida pela VAIVEM, associação cultural.
Este ano, a programação prevê uma retrospetiva do realizador Pedro Costa, que inclui a estreia na Colômbia da sua mais recente longa metragem (Vitalina Varela). A programação inclui ainda um foco no Pós-colonialismo y a secção Panorama.
Na retrospetiva de Pedro Costa estarão O Sangue (1989), Casa de Lava (1994), Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000), Ónde jaz o teu sorriso? (2001), Juventude em Marcha (2006), Ne Change Rien (2009), Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019).
No foco do pós-colonialismo, três longas-metragens lançam luz sobre as cicatrizes que as experiências colonialistas deixaram na identidade nacional e que ainda marcam as pessoas e a organização social: Guerra de José Oliveira e Marta Ramos, O Fim do Mundo de Basílio da Cunha e Sonhámos um País de Camilo de Sousa e Isabel Noronha.
Por fim, na secção Panorama, que expõe o que há de mais representativo e recente da produção cinematográfica portuguesa, serão exibidos Danças Macabras, Esqueletos e outras Fantasias, onde Rita Azevedo Gomes - em conjunto com Pierre Léon e Jean-Louis Schefer - reflete sobre a natureza da imagem, representação e processos de estudo e aprendizagem de uma série de pinturas da Idade Média; uma trilogia de Teresa Villaverde composta pelos seus três últimos filmes O Termómetro de Galileu; Oú en êtes-vous, Teresa Villaverde? e Six Portraits of Pain, títulos que dão conta da sua faceta de documentarista, menos conhecida e longe da linguagem poética que moldou seus filmes dos anos 90, e Sacavém de Júlio Alves, onde Pedro Costa é justamente o retratado, numa viagem atenta pela sua obra e pelo seu arquivo pessoal, onde o cineasta convive com o guarda-roupa, as fotografias e os cadernos de notas de um dos mais importantes autores do cinema contemporâneo.
Mais informações sobre horários das sessões e bilheteira em https://cinematecadebogota.gov.co.