O Bicminho realizou uma conferência para empresários da região do Minho sob o tema "Como internacionalizar para a Colómbia e Espanha com o Portugal 2020".

Se o mercado espanhol já é sobejamente conhecido da generalidade das empresas portugueses e minhotos em particular, já
a Colômbia constitui um mercado apenas descoberto pela economia portuguesa muito recentemente, mas que regista já indicadores bastante interessantes.

O CEO da Bicminho, Nuno Gomes, H referiu que estar no mercado colombiano é importante assegurar a resposta a duas questões fundamentais, a primeira a de «ter pessoas colombianas a trabalhar connosco para nos ajudar. Depois, temos de estar preparados para financiar e na íntegra todo o esforço de internacionalização no primeiro ano. Se assim for, o sucesso está garantido», acrescentou.

Segundo dados da Aicep, em 2014, as exportações de bens e serviços de Portugal para a Colômbia atingiram cerca de 100 milhões de euros, o que reflete as fortes oportunidades de crescimento. Segundo João Paulo Ferreira, consultor do Bicmi- nho, «internacionalizar é arriscado e fica caro, mas vale a pena». Já Piedad Rojas, especialista colombiana presente no encontro, apresentou as inúmeras oportunidades de crescimento de negócios no mercado colombiano, sublinhando que a «Colômbia é um país em franco crescimento em todas as áreas de negócio, com um mercado interno dinâmico e incentivos únicos para os empreendedores que ali pretendem investir».

 

Fonte: AICEP

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