maxresdefault

No dia 5 de maio comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e, dadas as circunstâncias de confinamento atuais, o evento organizado pelo Camões I.P. em parceria com a CPLP, a UNESCO e a ONU para celebrar esta data realizar-se-á em formato virtual, tendo transmissão a partir das 12h (de Portugal) no canal Camões I.P. do YouTube bem como partilhado nas restantes redes sociais. 

As comemorações terão início com a transmissão de mensagens do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e do embaixador Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.

Testemunhos de escritores, desportistas, cientistas e demais individualidades  gravados em vídeo serão igualmente divulgados, procurando dar expressão à dimensão pluricêntrica da Língua Portuguesa. Destacam-se as seguintes individualidades: Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Maria Manuel Mota, Adriana Calcanhoto, Fernando Pimenta, Flora Gomes, Carminho, Milton Hatoum e José Tolentino Mendonça.

Um concerto com os cantautores Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste) encerrará o evento, que permanecerá disponível e de acesso público no YouTube. 

  • Partilhe