No próximo dia 4 de maio tem início, em Bogotá, a 28ª edição do Festival de Cinema Europeu – Eurocine Colômbia, que escolheu como mote a expressão colombiana “Pa’lante!” (“Para a frente!”).
Segundo a diretora do Festival, Theresa Hoppe, “deseja-se que esta edição reflita o momento que o mundo vive depois de dois anos de pandemia, de crise económica, confinamentos, perdas, medo e incerteza.”
A programação desta edição do Festival conta com a participação de 20 países europeus, estando prevista a projeção de 38 filmes.
Portugal estará representado pelos filmes “Batida de Lisboa”, de Rita Maia e Vasco Viana, e “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, marcando desta forma o centenário de José Saramago que se celebra este ano.
O Festival terminará a 31 de maio e circulará por cinematecas, salas de cinema e outros espaços das cidades de Bogotá, Cali, Medellin e Manizales. À semelhança do que aconteceu no ano passado, o Festival contempla ainda a projeção de filmes na prisão Distrital de Bogotá e no Centro especial de Reclusión CER.
Mais informações em https://www.festivaleurocine.com.