aepc

A Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria recebeu, ontem, na Embaixada uma delegação da recém constituída Associação Empresarial Portugal Colômbia. 

Criada recentemente por um grupo de empresários portugueses de diferentes sectores económicos, esta iniciativa resultou da vontade de promover um intercâmbio económico entre as empresas portuguesas e colombianas, numa primeira fase, e posteriormente com as empresas que façam negócios em toda a América Latina.

O Presidente, Jorge Rolão Fonseca, a Vice-Presidente Helena Marques, e o membro da Direção Rui Dias apresentaram a Associação Empresarial Portugal Colômbia (AEPC) explicando que se trata de uma associação patronal de entidades singulares e/ou coletivas devidamente licenciadas que, nos territórios nacional e colombiano, exercem a sua atividade nas mais diferentes áreas económicas – comerciais, industriais, têxtil, culturais, turísticas, tecnológicas, construção civil.

Em 2017, mais de 500 empresas portuguesas já exportam para a Colômbia, com a maior subida de posição no Ranking Doing Business de 2007 – 2016. Apresenta um crescimento médio do PIB, entre 2010 e 2015, de 4,5%. De qualquer forma, Portugal tem menor expressão no comércio externo da Colômbia como fornecedor do que como cliente, tendo ocupado a 29ª posição, enquanto cliente, com uma quota de 0,69% no total das exportações colombianas, em 2016, e o 42º lugar, como fornecedor, com uma percentagem de 0,20% relativa ao montante global das importações.

Foi a pensar neste enorme intercâmbio económico que nasceu a Associação Empresarial Portugal Colômbia que tem por objetivo dinamizar ações/iniciativas que possam acrescentar valor a todos os seus associados.

  • Partilhe