A Embaixada de Portugal em Bogotá recorda que, na eleição dos deputados para a Assembleia da República, caso seja residente no estrangeiro e esteja recenseado em Bogotá (ou seja tendo a morada colombiana no seu cartão de cidadão), poderá optar por exercer o seu direito de voto presencialmente nesta Embaixada ou por via postal.

Para o efeito, deverá comunicar a sua preferência  presencialmente – junto desta Embaixada – até à data da marcação da eleição pelo Presidente da República. Embora a data da Eleição da Assembleia da República tenha já sido anunciada para o dia 6 de outubro de 2019, não foi ainda alvo de publicação em Diário da República, pelo que , até essa publicação, pode manifestar a sua preferência por exercer o voto presencialmente ou por via postal.

No caso de não ser manifestada nenhuma preferência, os cidadãos portugueses inscritos no estrangeiro exercerão o seu direito de voto por via postal.

Recordo ainda, contudo, que a possibilidade de alterar o posto de recenseamento (por via da alteração do cartão de cidadão) termina 60 dias antes da data das eleições, e a sua nova morada no cartão de cidadão para efeitos de recenseamento só fica ativa quando vier à embaixada levantar o cartão de cidadão munido da respetiva carta pin (não no momento em que o solicita).

  • Partilhe