img 4362A Embaixadora de Portugal em Bogotá, Gabriela Soares de Albergaria, formalizou, dia 21 de maio, apoio nacional ao projeto da Associação Minga que visa criar condições favoráveis ao aparecimento de lideranças nos organismos comunitários do departamento de Caquetá, nomeadamente no âmbito da defesa dos seus direitos económicos, sociais, civis e ambientais, através de um plano de proteção que contempla os seguintes aspetos: mecanismos comunitários e institucionais; interlocução com múltiplos atores e visibilidade do papel dos defensores e defensoras de direitos humanos.

A cerimónia de assinatura do contrato teve lugar na Embaixada e contou com a presença da Diretora da Associação Minga e Coordenadora do Programa “Somos Defensores”, Diana Sánchez Lara e do responsável pelo projeto, Javier Marín. O projeto “Elaboración de una ruta de protección de los liderazgos de las organizaciones sociales del Caquetá en tres campos de acción: mecanismos institucionales y comunitarios, comunicaciones públicas e interlocución gubernamental” financiado pelo Camões, I.P. através do Fundo de Pequenos Projetos da Embaixada de Portugal em Bogotá, constitui assim um apoio manifesto ao trabalho realizado pela Associação Minga na promoção dos Direitos Humanos na Colômbia e a sua divulgação junto da populações mais vulneráveis – nas dimensões humana, cultural e ambiental – incentivando a sua participação nas decisões tomadas a nível local e nacional e que têm impacto no seu modo de vida.

Salienta-se que o ano de 2018 se registaram – segundo o Programa “Somos Defensores” – 805 casos de violência contra os defensores dos direitos humanos na Colômbia, entre os quais cerca de 155 assassinatos. Na região de Caquetá, onde será implementado este projeto e segundo o mesmo sistema de informação, foram registadas cerca de 12 agressões e 10 assassinatos de líderes de direitos humanos.

  • Partilhe