captura de ecra 2022 05 01 as 10.22.56

A Feira Internacional do Livro de Bogotá – FILBo, organizada pela Câmara Colombiana do Livro e pela Corferias, abriu as suas portas ao público no passado dia 19 de abril estendendo-se até ao dia 2 de maio, numa edição particularmente aguardada por se tratar da primeira com presença de publico depois da pandemia.

O país convidado do principal evento literário colombiano é a Coreia do Sul, marcando os 60 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Conta na sua programação com 20 autores coreanos, cinco grupos colombianos de K-Pop Cover Dance e com o grupo de música tradicional, SEO EuiChul Gadan. O destaque da programação coreana vai também para a presença do ex-secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

A participação portuguesa dá, este ano, um especial destaque ao Centenário de José Saramago e conta com a participação de Afonso Cruz, André Tecedeiro, Carlos Reis e Rui Cardoso Martins. Está prevista ainda a presença do realizador João Botelho e do produtor Alexandre Oliveira para a apresentação do filme “O ano da morte de Ricardo Reis” na Cinemateca de Bogotá.

A participação nacional compõe-se ainda de um stand com uma livraria que, além de contar com mais de 1500 títulos disponíveis, terá também a exposição “Volver a los pasos dados – José Saramago 1922-2022” preparada pela Fundação Saramago em parceria com o Instituto Camões. A exposição composta por 15 painéis e organizada de forma cronológica tem, segundo os seus autores, um propósito de divulgação e de orientação pedagógica, permitindo um contacto de iniciação ou de revisão com a literatura e com o pensamento saramaguianos..

Sendo este um dos maiores eventos literários da América latina, a participação portuguesa tem contribuído para o aumento do interesse na Literatura e na Cultura portuguesas, com resultados evidentes na busca pela aprendizagem da Língua Portuguesa (variante europeia). Também é de destacar o facto de, na sequência do investimento na promoção da literatura portuguesa, haver um livro de Afonso Cruz no plano nacional de leitura colombiano e de, anualmente, haver um número crescente de traduções e edições colombianas de autores portuguesas.

Durante os 14 dias da feira, os visitantes encontrarão mais de 500 autores colombianos e internacionais numa programação composta por mais de 1.500 iniciativas.

  • Partilhe