caqueta

No âmbito do Fundo Europeu para a Paz na Colômbia, Portugal e a Delegação da União Europeia na Colômbia, farão o lançamento do projeto: "Territórios Caqueteños, Sostenibles para la Paz. Uma aposta de construção de desenvolvimento, paz e cultura de legalidade nos municípios do pós-conflito de Caquetá na Colômbia".

O evento realiza-se no dia 16 de março, às 14h30, no Salão San Francisco de Asis da Diocese, na cidade de Florencia, departamento de Caquetá. Contará com a presença de Rafael Pardo, Alto Conselheiro para o Pós-Conflito, Direitos Humanos e Segurança; Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Portuguesa; Gabriela Soares de Albergaria, Embaixadora de Portugal em Bogotá; Francisco García, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia na Colômbia, e Gonçalo Teles Gomes, Vice-Presidente do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua Portuguesa.

▪ Territorios Caqueteños procuram contribuir para a consolidação de uma paz estável e duradoura na Colômbia, através do fortalecimento do desenvolvimento socioeconómico e ambiental dos territórios amazónicos no período do pós-conflito.

▪ O Projeto será executado nos municípios de La Montañita e El Paujil no Departamento de Caquetá, durante 36 meses e com um investimento de 3.937.150 euros.

Durante o evento de lançamento, que se iniciará com uma conferência de imprensa, estarão presentes também o Brigadeiro-General César Augusto Parra León, Comandante da Sexta Divisão do Exército Nacional da Colômbia; Álvaro Pacheco Álvarez, governador de Caquetá; José Leonel Guarnizo Hernández, Alcaide do Município de La Montañita e Liliana Cuellar Floriano, Alcaide do Município El Paujil.

Os parceiros do Projeto, o Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF - e a Rede Nacional de Agências de Desenvolvimento Local da Colômbia - Red Adelco, serão representados respetivamente por Paulo Freitas, Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Ahmed Zaky, Administrador Executivo do IMVF e Carlos Alberto Callejas Pérez, Diretor Executivo da Rede Adelco.

O evento apresentará o Fundo Fiduciário da União Europeia para a Colômbia ("EU Trust Fund for Colombia") como uma ferramenta complementar para apoiar o Governo da Colômbia na implementação do pontos N.º 1 "Reforma Rural Integral" e N.º  3.2 . “Reincorporação das FARC-EP na vida civil e económica” do Acordo de Paz.

Serão também anunciados os detalhes do projeto, que se foca na melhoria das capacidades locais de produção, transformação e comercialização de cacau fino e de aroma, e produtos associados, de forma lucrativa e competitiva em territórios afetados pelo conflito armado seguindo um plano de conservação do meio ambiente. O projeto reconhece e promove ainda o contributo das mulheres e a promoção de uma cultura de paz e de legalidade.

Será feita também a apresentação das entidades responsáveis pela execução do projeto, os seus objetos missionais, a equipa de trabalho que tem vindo a ser constituída e os canais de comunicação para possíveis ações conjuntas com aliados.

No decorrer do evento realizar-se-á a palestra "Cadeias Produtivas da Amazónia e Caquetá fazendo face ao pós-conflito", moderada pela Red Adelco, que procura posicionar o radar o radar da opinião pública nos pontos fortes das cadeias de valor dessas duas regiões colombianas para consolidar uma paz sustentável, com base na visão de cooperação territorial, institucional e internacional.

O evento terminará com uma mostra de produtos locais.

 

Para mais informações consultar a brochura do projecto AQUI ou contactar:

Vera Vasconcelos Abreu – vabreu@imvf.org
Luis Vargas – luis.vargas@redadelco.org

  • Partilhe