filbo2019

A Feira Internacional do Livro de Bogotá – FILBo, organizada pela Câmara Colombiana do Livro e pela Corferias, abre as suas portas ao público no próximo dia 24 de abril estendendo-se até ao dia 6 de maio. Em ano de celebração do Bicentenário da Batalha de Boyacá, um marco fundamental na consolidação da Independência da Colômbia e na afirmação da nação colombiana como se entende hoje, optou a organização do certame por destacar a própria literatura colombiana como convidada de honra desta 32ª edição do evento. O slogan da FILBo para 2019 é  “Léete – El país invitado eres tu”

Segundo a organização, ao ter a literatura colombiana como convidada de honra, pretende-se “gerar um espaço de conhecimento e reflexão não apenas para interagir com as histórias dos colombianos do passado, mas para pensar sobre o seu próprio papel face ao que ainda está por fazer em direção ao futuro”.

A participação portuguesa na 32ª edição do certame está a cargo de um significativo naipe de autores – que inclui Afonso CruzBurgart BaltruschDulce Maria CardosoFilipa LealPaulo de MedeirosRaquel Nobre Guerra e Rosa Maria Martelo –, e de editores como Bárbara Bulhosa e Duarte Azinheira e ainda da cantora e compositora Mafalda Veiga, que participarão em diversas conversas com autores colombianos e estarão presentes em apresentações de livros e encontros com leitores no recinto da feira mas também em universidades, livrarias e bibliotecas públicas. Um dos pontos altos da participação será a "conferência com música" de Mafalda Veiga que participa na secção musical da Feira do Livro de Bogotá “Qué viva la música!” que se dedica à importância da palavra escrita na música.

A participação nacional compõe-se ainda de um stand com uma livraria que, para esta edição tem previsto um destaque especial a Sophia de Mello Breyner Andresen quando passam 100 anos do seu nascimento. Na livraria, estarão representados cerca de 60 autores portugueses e lusófonos. 

No âmbito da feira haverá também um dia de celebração da língua portuguesa, que se realizará no dia 4 de maio, véspera do Dia da Lusofonia. Para a ocasião estão previstas atividades em conjunto com a Embaixada do Brasil, aproveitando a presença de autores portugueses e brasileiros em Bogotá.   

Ainda durante este período, a Cátedra Fernando Pessoa da Universidade dos Andes organiza um colóquio dedicado à poeta portuguesa Adília Lopes, no qual participarão Alejandro Giraldo Gil, Burgart Baltrusch, Filipa Leal, Jerónimo Pizarro, Paulo de Medeiros, Raquel Nobre Guerra e Rosa Maria Martelo. 

Sendo este um dos maiores eventos literários da América latina, a participação portuguesa tem contribuído para o aumento do interesse na Literatura e na Cultura portuguesas, com resultados evidentes na busca pela aprendizagem da Língua Portuguesa (variante europeia). Também é de destacar o facto de, na sequência do investimento na promoção da literatura portuguesa, haver um livro de Afonso Cruz no plano nacional de leitura colombiano e de, anualmente, haver um número crescente de traduções e edições colombianas de autores portuguesas. 

Durante os 13 dias da feira, os visitantes encontrarão mais de 150.000 títulos de todas as categorias e para todos os públicos, que serão distribuídos nos 23 pavilhões de Corferias.

  • Partilhe